domingo, março 14, 2004

REGRESSOU,

o observador. O blogar deixou-lhe saudades.

O observador está diferente: no conteúdo, na forma de exposição, mas não na intentio comunicativa que sempre o conduziu.

Mas o observador propõe novos modelos e práticas de leitura. A começar pela peridocidade deste media, que passará a semanal, com actualização à sexta-feira, o que exigirá maior responsabilidade na maturação e gestão dos conteúdos.

Os próprios conteúdos conhecerão alargamento. Em matéria editorial, além dos habituais posts de filiação mais académica, das imagens e da paixão semiótica, o leitor poderá contar com espaços de opinião, ensaio e mesmo de produção jornalística.

Haverá uma rubrica permanente - «Signs and [my] meanings» - proposta de leitura de signos icónicos e de texto (literário ou não), seleccionados em função de um só critério: o da circularidade latente do meu desejo. As imagens e textos escolhidos serãos explorados em posts a publicar oportunamente.

Uma nota final acerca dos novos links acrescentados. Liaisons fundamentais ao domínio académico das Ciências da Comunicação:

- Biblioteca Online de Ciências da Comunicação (excelente navegabilidade e boa organização temática)

- Reflexos de Azul Eléctrico - página pessoal de José Bragança de Miranda, autor de, entre outros livros, «Teoria da Cultura» e «Analítica da Actualidade»;

- Semas- página de José Augusto Mourão (autor de, entre outros livros, «A sedução do real»), contendo interessantes reflexões semióticas;

- Comunicação e Linguagens - página do Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens da FCSH, responsável pela publicação da incortonável Revista de Comunicação e Linguagens. É de Julho de 2003 o nº. dedicado às Ficções, organizado por Paulo Filipe Monteiro.

- Filosofia da Linguagem - página do Instituto de Filosofia da Linguagem, núcleo também integrado no Departamento de Ciências de Comunicação da FCSH, reunindo os ramos de investigação da filosofia da linguagem e da filosofia analítica;

- Media e Jornalismo - página do Centro de Estudos de Media e Jornalismo. Além de editar a Revista Media e Jornalismo (o nº. 3 versa o jornalismo em tempo de guerra), empenha-se no desenvolvimento de vários projectos de investigação. Nelson Traquina e Cristina Ponte desenvolvem, por exemplo, um estudo de caso sobre a análise da mediação jornalística portuguesa do problema social HIV/AIDS;

- Interact - revista online de arte, cultura e tecnologia, dirigida por Maria Teresa Cruz. O último nº. é dedicado ao Código.