terça-feira, março 20, 2007

cahier de voyage#1
London

If in London, be open to everything and let your spirit learn from the city where tomorrow is now.

A minha viagem a Londres teve o encanto do inesperado e uma preparação apressada que aguçou o sentido de descoberta e uma sensação de maravilhamento permanente.

O avant-voyage foi atribulado como nunca, bilhetes comprados na véspera, pela noite. Estar em trânsito no Eurostar foi a ignição que em mim despertou a personagem do viajante que percorre a velha Europa colado à janela do combóio. O sentido da viagem soube-me a passado, mas a verdade é que nos olhos levava já a ambição de ser confrontado com os limites da minha experiência presente. Eu queria era saber mais, ver mais e além. E esse novo horizonte abriu-se assim que, após o canal, se desvendaram as England's hills.

Eu sou confessamente um ser do elemento urbano, mas a minha ligação (afectiva, funcional, orgânica) às cidades por onde passo ou onde vivo, nem sempre acontece no imediato ou por vezes não acontece nunca. Percebi, por exemplo, em Bruxelas, como também sou um ser de despertença.

Mas em Londres aconteceu-me acreditar que já ali tinha estado (ou julgar que ali pertencia), sem nunca na verdade isso ter acontecido. E a ligação à urbe foi simbiótica, assim como o domínio confiante dos espaços, dos traços e dos sons, dos ritmos e das horas, do contacto com as pessoas.

A primeira noite em Londres foi uma estória de orientalismo e de descoberta multicultural pelos sabores. A primeira paragem depois da chegada ao hotel foi num restaurante indiano . O cardápio era revelador de um choque saboroso:

Mutter Paneer (peas and cottage cheese)

- 500 gms paneer cubed
- 200 gms shelled peas
- 2 large onions
- 3 medium tomatoes
- 1 tbsp ginger paste
- 2 tbsps garlic paste
- 2 tsps coriander powder
- 1 tsp cumin powder
- 2 tsps garam masala
- 1/2 tsp turmeric powder
- 2 green chillies chopped fine
- 6 tbsps of oil
- 1/2 cups water
- Salt to taste
- 3 tbsps cream
- Coriander leaves chopped fine to garnish


E ali aconteceu a sinestesia que me transportou. Naquela primeira noite, eu fui Bollywood.

Song Title: Nimbooda Nimbooda Nimbooda
Movie Name: HUM DIL DE CHUKESANAM
Singers: KAVITA KRISHNAMOORTHY, KARSAN SANGATHIA & CHORUS